outubro_rosa_debuteenOlá meninas! Tudo bem? Estou passando para falar de coisa algo muito sério! Estamos no mês do Outubro Rosa, um mês que está sendo dedicado aos cuidados das mulheres para com o câncer de mama. É super importante a conscientização de todas as mulheres e o auto exame, portanto, se você tem mulheres na sua família, amigas, pessoas do sexo feminino que você quer o bem, é legal passar esta informação à elas. Ok?

Comente sobre o assunto com o máximo de mulheres que puder! Cuidar de si mesma e orientar as mulheres que vivem perto de você é SUPER importante!

Se você quer saber mais sobre como fazer o auto exame, veja detalhes na imagem abaixo:

Outubro Rosa: Como fazer o Auto Exame?

Aprender a fazer o autoexame é super importante para você mulher, existem diversas formas de se fazer e acredite, fazendo isso você pode evitar doenças ou descobrí-las assim que aparecem. Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar as suas mamas.

Maneiras de realizar o auto exame:

  1. De pé em frente ao espelho observe o bico dos seios; superfície; o contorno das mamas.
  2. Ainda em pé em frente ao espelho. Levante os braços. Observe se o movimento altera o contorno e a superfície das mamas.
  3. Deitada, com a mão direita, apalpe a mama esquerda. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos.
  4. Deitada com a mão esquerda, apalpe a mama direita. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos.
  5. No banho, com a pele ensaboada. Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita, estendendo até a axila. Faça o mesmo processo na mama esquerda.

Veja uma imagem explicativa sobre o assunto:

Auto Exame

Fonte: Locus BC