Muitas dúvidas surgem quando falamos em planejamento de festa de 15 anos!

Quanto irei gastar, o que irei e como irei fazer, coisas que já saíram de moda e o que é tendência…enfim, hoje vamos falar um pouco sobre todas estas questões e tentar tirar um poucos das sua dúvidas de como planejar a sua festa de 15 anos.

planejar-festa-debutante-01
Foto: Ricardo Hara

Quanto irei poder gastar?

Quanto custa uma festa de debutante?

A primeiro passo é estipular com os seus pais o valor do orçamento total para festa. Assim não se corre o risco de se gastar a mais. Você deve fazer com que tudo o que você deseja para a festa, caiba dentro do seu orçamento. Nem que para isso você precise abrir mão de algumas ou substituir outras por coisas que caibam no seu budget.

É imprescindível que esta conversa ocorra com os seus pais, afinal eles são os seus responsáveis, e serão também os responsáveis pelos custos da maioria da  festa, ou do valor completo da sua festa de 15 anos.

festa 15 anos
Foto: Ricardo Lima

Qual o melhor dia para fazer a festa?

Definido o orçamento, chegou a hora de escolher a melhor data e o melhor dia da semana também, que podem fazer toda a diferença no valor total do espaço da festa, e pesar no seu orçamento, comprometendo os demais itens da festa.

Os dias da semana mais procurados para se realizar uma festa de quinze anos são quinta-feira, sexta e sábado. Sábado sempre será o dia da semana mais procurado e o mais caro, depois sexta e quinta-feira, respectivamente. Também é preciso pensar nos melhores horários para a sua festa de debutante.

Domingo é uma ótimo opção para quem pode escolher um dia diferente, costuma ser barato na maioria das vezes, o único porém seria em relação ao horário.

A festa teria que terminar mais cedo, já que não é possível que uma festa no Domingo percorra até a madrugada. Os convidados tem que trabalhar, o horário do buffet também é mais restrito, mas o valor a se economizar geralmente compensa.

Então vale a pena pensar bem!

estilo festa 15 anos
Foto: Luiz Carvalho

Quem eu irei convidar?

A lista de convidados também é muito importante quando o assunto é o valor da festa em questão. O número de convidados pode aumentar e muito o valor da sua festa, pois não será apenas o aumento do valor do espaço e buffet, mas também o custo com lembrancinhas, convites, entre outros itens que você pode querer colocar na sua festa!

Na média as debutantes costumam convidar entre 100 a convidados em uma festa de média padrão, pelo aqui em São Paulo, cidade onde estamos localizados. O ideal na hora de escolher quem serão os seus ilustres convidados é pensar se essa pessoa é próxima de você e se a presença dela na sua festa fará alguma diferença.

Quanto menos pessoas que você não conhece e pessoas que você costuma ver sazonalmente na festa melhor. Portante tente “enxugar” ao máximo a sua lista, caso você precise economizar, é claro.

Procure por estilos e referências

Agora chegou a hora de você sonhar e viajar na maionese! Como você vai querer a sua festa? Qual o tema? Quais as cores? Alguma ideia diferente fora do comum?

Pesquise muito em todos os sites e em toda a internet por referências, fotos e vídeos de festas, para ver como vai querer exatamente que tudo aconteça. Aproveite e salve tudo em uma pasta, separando por categorias, pois irá facilitar bastante a sua vida!

festa debutante
Foto: Lion Fotografia

Visite 3 espaços para a festa

É sempre bom ter 3 espaços para visitar, assim você terá uma boa base de valores e o número perfeito para escolher. Veja todos os pós e contras e o que um espaço oferece que  o outro não tem.

Tente negociar de acordo também com estes itens, isso vai te ajudar bastante na hora de fechar o valor final do espaço. Por isso, fique atenta, e não feche no primeiro espaço que visitar, mesmo que você tenha se encantado por ele. Faça as 3 visitas MESMO ASSIM!

Nosso guia de fornecedores pode ajudar você a encontrar um espaço bem legal para a sua festa!

Tenha uma assessora

Por incrível que pareça, ter uma assessoria te ajudar a economizar! Ajuda também em todas aquelas questões que você não entende nada, como por exemplo, como fazer o cerimonial, em que horário as coisas devem acontecer. Portanto, não menospreze o trabalho de um assessor, pois se não fosse necessário, a profissão sequer existiria.

Preciso ter os 15 casais ou 15 damas?

E agora? Preciso ter damas? Preciso ter casais? Posso entrar sozinha? Precisa ser 15 damas?

Todos estas questões aparecem e vão enlouquecer a sua cabeça! Rs Normal…Você pode ter os 15 casais, as 15 damas e pode até entrar sozinha sem problemas.

É difícil organizar quando se tem um grupo grande de pessoas. Sempre vai ter aquelas pessoas que podem te deixar na mão, então esteja preparada para estas coisas caso escolha ter damas ou casais. Nesse caso, ter ou entrar sozinha é uma questão de gosto pessoal. Geralmente, as debutantes mais modernas opta por entrar sozinha, já as ais tradicionais querem as damas ou os casais.

debutantes 15 anos
Foto: Brandão Foto e Filmes

Fique atenta aos fornecedores

Existem bons e maus profissionais em todas as áreas e profissões, portanto fique atenta, pois fornecedores podem te trazer muita dor de cabeça, ou não…basta escolher os profissionais certo para sua festa!

Procure por recomendações e indicações de pessoas que já contrataram os fornecedores que está pensando em contratar para a sua festa e sempre tenha um contrato, especificando TUDO, valores, multas, imprevistos, enfim…Isso é MUITO importante meninas!

Veja em nosso guia de fornecedores alguns profissionais parceiros.

Hora do convite!

Hora de escolher o modelo de convite ideal para convidar todo mundo para a sua festa! Nessa hora é importante pensar no tema, nas cores, também nas informações que serão passadas.

Você pode ser mais original e pensar em um super convite para impressionar, o que provavelmente terá um custo maior. Ou você pode optar por um convite mais tradicional, bonito e com com todas as informações importantes que devem ser passadas, algo bem objetivo.

Agora se a questão é economizar, você pode usar as redes sociais! Porque não? Faça um evento no Facebook e todos serão convidados sem você ter gasto nem um real sequer. Assim você pode aproveitar o que seria gasto no convite para alguma outra coisa que queira ter na sua festa.

Em nossa loja temos vários modelos de convites, algum deles pode ser perfeito para sua festa, confira!

Prova de penteado e make!

Isso mesmo! A festa é um momento único e que não vai se repetir, então nada pode dar errado. Por isso, você deve fazer uma prova de penteado e maquiagem uma semana antes da festa para ver se será mesmo o penteado que vai querer usar e a make também.

Você pode achar isso besteira, mas não é! Imagine, isso pode fazer com que sua festa seja um fiasco, pois imagina se você estiver se sentindo feia na sua festa, nada vai estar bom!

Conversar com o DJ e planejar uma playlist

Outra coisa bem importante é conversar com o DJ. Muitas meninas vem reclamar para mim que, no dia da festa, o DJ errou a música da valsa ou da entrada, colocou para tocar na balada umas músicas que não tinham nada a ver e que ninguém gostou.

Portanto, conversar sobre o estilo de músicas que devem ser tocar na sua festa é essencial. Ainda mais se sua família tiver alguma questão com religião, onde alguns tipos de músicas realmente não devem ser tocados. Por isso, não se esqueça deste detalhe que faz diferença!

Se você ainda não escolheu as músicas da playlist da sua festa, visite nosso perfil no Spotify, com várias opções de playslists para debutantes.

festa debutante 15 anos
Foto: Chris Machado Fotografia

Tenha um roteiro!

Meninas, tenham um roteiro para organizar a sua festa! Vocês não sabem o quanto isso faz diferença na festa e os convidado percebem quando tudo está bem organizado e quando não está!

Saber os horários onde cada coisa irá acontecer, ordem das pessoas, ter o texto escrito certinho, um bom cerimonialista. Tudo isso é muito importante.

Vejo pessoas tentando fazer festas sozinhas e que ficam extremamente desorganizadas. Muitas dizem que assessoria, cerimonialista e roteiro é besteira, essas pessoas não entendem de eventos e não estão preocupadas com o bem estar de seus convidados.

Aqui no blog você encontra posts sobre roteiros e cronogramas para a sua festa de debutante.

Escolha atrações para vários momentos!

As atrações ajudam na animação da festa, pois ninguém quer uma festa com todo mundo com cara de sono sentados nas mesas, não é mesmo?

Por isso, é importante ter o bartender com bebidas não alcoólicas, mímicos, dançarinos, robôs de led, caricaturistas, cabine ou totem de fotos. Todas estas coisas irão deixam a sua festa ainda mais gostosa, e todos os seus convidados irão amar!

Você só pode ter uma ou duas coisas dessas? Não tem problema! E se puder escolher apenas uma ou duas, eu sugiro a cabine de fotos e o bar!

Espero ter ajudado e até o próximo post!

Beijos da Amy

Foto de Principal de capa: Rafael Ranosi

Instagram @debuteenblog / @lojadebuteen

Amy @alinesousa.amy

Loja Debuteen

Canal Youtube